Professora da UNITAU participa de lançamento de livro na Universidade de São Paulo

A Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala, docente do curso de História e docente permanente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano da UNITAU participou do Simpósio “Mulheres inovadoras no ensino (são Paulo, séculos XIX e XX)”, realizado na Biblioteca da Faculdade de Educação da Universidade de são Paulo. O evento recebeu o mesmo nome do livro que foi lançado por ele. O livro foi organizado pelas professoras da Faculdade de Educação da USP: Diana Gonçalves Vidal e Paula Perin Vicentini. No simpósio foram organizadas mesas com as temáticas abordadas no livro da qual participaram as autoras dos capítulos. A Profa. Rachel Duarte Abdala escreveu capítulo intitulado: ‘Carolina Ribeiro: o lugar da mulher na Educação em são Paulo”.

O livro é resultado de um projeto de pesquisa intitulado: Women and innovation in teaching (São Paulo-France, 1860s-1960s), realizado em parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Université Sorbonne Paris Cité (USPC), com grupos de pesquisadores liderados, respectivamente, pela Profa. Dra. Diana Gonçalves Vidal e pela Profa. Dra. Rebecca Rogers. Tendo sido iniciado em 2016, o projeto englobou a mobilidade dos pesquisadores, incluindo a da Profa. Rachel Abdala que foi a Paris em novembro de 2016 para participar de atividades relativas ao projeto. O projeto também enblobou a produção de produtos, com: publicação dos resultados por meio digital no endereço eletrônico – https://histeduc.wixsite.com/genre-genero; apresentação de dois painéis no ISCHE 2018, em Berlim; e, publicação deste livro. Ressalta-se que os textos publicados no site tiveram tradução para as duas línguas envolvidas no projeto: portuiguês e francês.

Capa do livro
Profa. Rachel Duarte Abdala fazendo sua participação no Simpósio. 06/11/2019. Foto de Rafaela Rabelo.
Mesa da qual a Profa. Rachel Duarte Abdala participou no Simpósio. 06/11/2019. Foto de Rafaela Rabelo.