Docentes e mestrandos do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano participam de publicação sobre extensão universitária

Organizado pelos professores da Universidade de Taubaté, Luzimar Goulart Gouvêa, Thais Travassos; Virginia Mara Próspero da Cunha e Renato de Sousa Almeida e pelo professor Rodrigo Machado da Silva, da Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP, foi publicado o segundo volume do conjunto de textos produzidos a partir de ações extensionistas promovidas pela Universidade de Taubaté (UNITAU).  Intitulada “A UNITAU na comunidade: relatos de práticas de extensão – Volume 2”, a obra está inserida na série de publicações denominada Publicações PREX.  Este volume, assim como o primeiro, apresenta relatos de experiências de projetos de extensão universitária realizadas no âmbito da UNITAU. A obra está organizada em duas partes: 1: Vivências anteriores à pandemia e 2: Vivências na pandemia.

Capa de “A UNITAU na comunidade: relatos de práticas de extensão – Volume 2”

No que que se refere ao Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano-UNITAU, além da participação do Prof. Dr. Renato de Sousa Almeida, que é docente permanente do Programa e um dos organizadores da obra, na publicação há quatro capítulos nos quais há egressos, mestrandos e docentes do programa entre os autores. Profa. Alexandra Magna Rodrigues, docente e coordenadora do Programa é autora de um dos capítulos em parceria com um dos mestrandos do Programa, Luiz Alexandre Canavezi de Paiva. O capítulo, oriundo das experiências do projeto de extensão coordenado pela professora é intitulado: “Projeto Sabores e saberes do campo: alimentação e agricultura saudáveis”. Profa. Rachel Duarte Abdala assina com bolsistas e voluntários do projeto de extensão dois capítulos que também contaram com a participação de Nathália Maria Novaes Victor, egressa do programa, orientada pela professora e que foi voluntária do Projeto de Extensão que foi, inclusive, o objeto de sua pesquisa de mestrado. Os capítulos são intitulados: “O uso da tecnologia e das mídias sociais para ensinar sobre patrimônio: a experiência durante a pandemia do vírus Covid-19” e “Educação patrimonial: as relações de identidade entre patrono e comunidade escolar”. Completando o conjunto, há o texto de autoria de Aline Liz de Faria, egressa do Programa, professora da UNITAU e atualmente coordena o PAIE-Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento da UNITAU. O capítulo, escrito em parceria com outras pessoas intitula-se: “As interfaces da comunicação: do presencial aos recursos digitais, perspectivas de idosos frente às tecnologias”.

Além da iniciativa de publicar esses relatos de práticas de extensão contribuir para a disseminação dessas experiências, também fortalece as articulações entre o ensino, a pesquisa e a extensão universitária na universidade.

O lançamento do livro aconteceu no dia 11 de novembro no Seminário de Extensão-SEMEX promovido anualmente pela UNITAU.

O livro foi publicado pela EdUNITAU e pode ser acessado pelo endereço: https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/book/49