Trajetórias profissionais: o processo de envelhecimento/desenvolvimento na profissão

Professores

Maria AuxiliaDORA Ávila dos Santos Sá

Título do projeto

Trajetórias profissionais: o processo de envelhecimento/desenvolvimento na profissão

Objetivos

O projeto busca conhecer, no processo de envelhecimento/desenvolvimento na profissão, as regularidades e singularidades presentes nas trajetórias profissionais.

Fundamentos teóricos

Os estudos são fundamentados na ciência do desenvolvimento humano, nos estudos de gênero e de desenvolvimento na carreira e também na teoria dos incidentes críticos.

Metodologia

A abordagem qualitativa e o método biográfico-narrativo orientam as pesquisas, que ao buscar as regularidades e singularidades presentes nas trajetórias profissionais, faz uso da entrevista biográfica e da síntese de seu conteúdo em biogramas, instrumento
que possibilita a devolutiva aos sujeitos e a análise dos dados.

Sugestões de temas relacionados ao projeto que podem ser desenvolvidos

• Processo de envelhecimento/desenvolvimento na(s) profissão(ões)
• Trajetórias profissionais em áreas consideradas femininas e/ou masculinas
• Trajetórias docentes no ensino superior
• Trajetórias docentes na educação básica
• Trajetórias docentes na educação do campo
• Incidentes críticos no período inicial, na meia idade e no final da carreira

Download destas informações [PDF]

Tenho Interesse






    Pular para o conteúdo