Representações e práticas culturais: patrimônio, educação, fronteiras, imagens e lugares de memória

Professores

Rachel Duarte Abdala

Título do projeto

Representações e práticas culturais: patrimônio, educação, fronteiras, imagens e lugares de memória

Objetivos

O projeto busca estudar o fenômeno sócio histórico regional a partir do viés cultural e suas diferentes dimensões e articulações.
a) Estimular a discussão inter e transdisciplinar entre as diversas áreas do conhecimento, suscitando debates e pesquisas sobre aspectos contemporâneos a partir do estudo de processo sócio históricos individuais e/ou coletivos;
b) Analisar a dimensão cultural do Desenvolvimento Humano a partir do estudo de representações culturais locais e seus aspectos específicos materializados em iconografias, processos sócio históricos;
c) Promover a reflexão sobre o conceito de cultura considerando seu aspecto interdisciplinar e local;
Propiciar a inter-relação entre a graduação e a pós-graduação, com base no desenvolvimento de projetos de extensão universitária nas áreas de Cultura, Comunicação e Educação;
d) Investigar lugares de memória considerando a noção de patrimônio material e imaterial.

Fundamentos teóricos

Os estudos estão fundamentados nas teorias da História Cultural, oriunda das interfaces entre História, Antropologia, Psicologia, Educação e Sociologia, com ênfase no conceito de representação que engloba as lutas de representação, representações
culturais, lugares de memória, produção de discursos, produção e recepção de objetos culturais e lugares de memória. Com base nos pressupostos da História Cultural pretende-se ainda trabalhar com a noção de prática e materialização cultural
com foco no universo escolar e nos fenômenos locais.

Metodologia

A abordagem metodológica empregada é a qualitativa, subdividindo-se em técnicas da análise do discurso, História Oral e análise documental como diretriz metodológica específica da área de História e para validação de dados obtidos.

Sugestões de temas relacionados ao projeto que podem ser desenvolvidos

• Memória: lugares, representações e construção histórica
• Dimensões locais do patrimônio material e imaterial
• Representações e diversidade cultural
• Extensão universitária e inserção sócio-cultural
• Cultura popular e contextos de produção e recepção
• Representações e práticas culturais na educação
• Representações culturais de produção e recepção de imagens

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