Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano sedia palestra sobre patrimônio cultural

O evento, promovido pelo Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté, foi realizado no dia 26 de novembro de 2019 no Salão de Atos da Pró-reitoria de Pesquisa e pós-graduação. Com o título de: “Comunidade tradicional e patrimônio cultural: experiências de pesquisa”, a palestra no Seminário Interdisciplinar realizado periodicamente no âmbito do Programa foi proferida pelo Prof. Dr. Adimilson Renato da Silva, graduado, mestre e dotor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente ocupa o cargo de professor de Sociologia junto ao Instituto Federal de Educação do Tocantins (IFTO). Pesquisador vinculado ao Laboratório de Políticas Culturais e Ambientais no Brasil (LapCAB-UNISINOS). Na palestra o professor e pesquisador apresentou aspectos de sua mais recente pesquisa de doutorado e reflexões acerca da metodologia etnográfica. Abordou também alguns conceitos, tais como o de patrimônio, o de comunidade tradicional, o de lugar e o de cultura. Apresentou ainda os autores que compõem a fundamentação teórica de suas pesquisas e discutiu suas obras e abordagens. Além dos mestrandos do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano a palestra contou também com a presença e a participação de bolsistas dos Projetos de Extensão Universitária: “Educação Patrimonial” e “A cultura que vale: conhecendo e preservando a Memória, a História e o Patrimônio do Vale do Paraíba”, ambos coordenados pela Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala. Os bolsistas são estudantes do Curso de História e do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Essa aproximação entre a pesquisa e a extensão não só é necessária para o desenvolvimento e aprofundamento do trabalho e das reflexões mas também tem sido incentivado por dispositivos legais.

Foto de Angela Michele Suave
Foto de Rachel Duarte Abdala