Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano realizada aula inaugural sobre o tema do conhecimento

A Aula inaugural do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano-MDH, da Universidade de Taubaté de 2022 foi realizada no dia 15 de março. Como palestrante foi convidado o Prof. Dr. Professor Doutor Rubens Russomanno Ricciardi, que é docente da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto. A aula inaugural foi intitulada: “Do lógos humano: das divisões das áreas do conhecimento”. A aula foi realizada no formato híbrido. O professor proferiu a palestra presencialmente no auditório da UNITAU Digital na Rua Conselheiro Moreira de Barros e a aula foi transmitida remotamente pela TV UNITAU. Estiveram presentes os docentes do programa, mestrandos ingressantes e das turmas de 2020 e 2022, tanto de modo remoto quanto presencial. Estiveram presentes também a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profa. Dra. Sheila Cavalca Cortelli e a Pró-reitora de Extensão, Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa, que foi docente do Programa. As duas pró-reitoras acompanharam todo o evento.

Com amplo currículo, o Prof. Rubens Ricciardi é professor titular da Universidade de São Paulo, no departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto e professor do Mestrado acadêmico pelo Programa de pós-graduação em Estudos Culturais (linha de pesquisa crítica da cultura/poíesis crítica) pela EACH-USP. É compositor, maestro, pianista e musicólogo. É também fundador e diretor artístico do Ensemble Mentemanuque (grupo dedicado à música contemporânea) e da USP-Filarmônica (orquestra de alunos de graduação, bolsistas da USP). Coordenador e fundador do núcleo de pesquisa em ciências da performance em música (NAP-CIPEM), do Centro de Memória das Artes, do projeto de extensão USP-música-criança, e das séries concertos USP/São Carlos. O Prof. Rubens Ricciardi tratou de questões relativas às dimensões do conhecimento retomando pensadores gregos. A presença no Prof. Rubens Ricciardi na UNITAU abriu novas possibilidades de parcerias a partir da primeira estabelecida com o Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano, envolvendo as relações entre pesquisa e extensão universitária e fortalecendo o convite que o Prof. Rubens Ricciardi já havia feito para a Profa. Rachel Duarte Abdala participar de um projeto de pesquisa coordenado por ele.

Gravação da transmissão na íntegra: