Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano realiza aula inaugural sobre o tema da interdisciplinaridade

A Aula inaugural do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano-MDH, da Universidade de Taubaté de 2021 foi realizada no dia 16 de março. Como palestrante foi convidado o Prof. Dr. Gilson Leandro Queluz, que é docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Coordenador da Câmara II – Sociais e Humanidades, da Área Interdisciplinar da Capes. A aula inaugural foi intitulada: “Interdisciplinaridade: pluralidade, práticas e contradições”. O Prof. Gilson Queluz abordou aspectos relativos à definição da área interdisciplinar e de sua peculiaridade no contexto científico e acadêmico brasileiro contribuindo para a reflexão dos presentes sobre a noção de interdisciplinaridade e sobre as contradições e desafios que o trabalho nessa área apresenta.

O evento foi aberto pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profa. Dra. Sheila Cavalca Cortelli. Também esteve presente a Pró-reitora de Extensão, Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa, que foi docente do Programa e é coautora de dois capítulos do livro do Programa lançado na mesma ocasião da aula inaugural. As duas pró-reitoras acompanharam todo o evento e participaram ativamente das discussões.

Aula inaugural do MDH proferida pelo Prof. Dr. Gilson Leandro Queluz

O livro lançado foi organizado por duas docentes do Programa: Profa. Dra. Débora Inácia Ribeiro e Profa. Dra. Marilza Terezinha Soares de Souza e é intitulado: “Desenvolvimento & Contextos Interdisciplinares”. Composto por doze capítulos resultantes das dissertações produzidas no âmbito do Programa, o livro está disponível em formato de e-book no site do Programa no endereço: https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/book/33

Capa do livro do MDH lançado no evento

Estiveram presentes além dos mestrandos do MDH, das turmas de 2019 e 2020, mestrandos ingressantes, egressos e interessados pela temática externos ao programa de mestrado e à UNITAU. Estiveram presentes ainda o coordenador, Profa. Edson Aparecida Querido de Oliveira, docentes e mestrandos do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional.