Professora do MDH assume coordenação do projeto de criação do Museu do Café de Taubaté

Em cerimônia realizada no dia 15 de março de 2021, na qual a Pró-reitoria de Extensão da Universidade de Taubaté passou a funcionar no prédio histórico localizado no centro da cidade de Taubaté, o Solar da Viscondessa do Tremembé, também foi anunciada a composição de uma comissão para trabalhar no projeto de criação do Museu do Café de Taubaté.

Presidida pela Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa, Pró-reitora de Extensão, a comissão é composta por sete professores da instituição e coordenada pela Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala, docente e coordenadora adjunta do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano.

No século XIX, o café foi o principal produto agrícola do país, responsável pelo enriquecimento do Brasil no período imperial. Chegou a ser reverenciado como “ouro verde”. Além da projeção econômica da cultura do café, Taubaté, com localização estratégica entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, sediou, em 26 de fevereiro de 1906, a assinatura de um acordo que foi nomeado Convênio de Taubaté e que definiu os rumos econômico e político do Brasil nas décadas seguintes, instaurando as diretrizes da primeira república. O Convênio do Café teve grande projeção em âmbito nacional e internacional. Parou o Brasil, e a imprensa mundial só falava nele.

A proposta é, a partir da criação deste Museu promover a articulação entre ensino, pesquisa e extensão universitária, além da interdisciplinaridade entre diversas áreas, entre elas destacam-se a História, a Arquitetura e a Economia. O projeto envolve a composição de uma rede colaborativa entre as cidades da região que tiveram suas histórias e suas memórias entrelaçadas, ao compartilharem o período histórico da ascensão e ápice do café no Brasil, no fortalecimento e estabelecimento de parcerias com aa Prefeitura de Taubaté e de outras cidades da região do Vale do Paraíba, órgãos de preservação do patrimônio histórico no Brasil, nesse caso, em especial o Instituto do Patrimônio Artístico Nacional-IPHAN, e entidades de inciativa privada.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Tenho Interesse







    Skip to content