O Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano da UNITAU apoia a realização do 16º Encontro da ABRAPSO São Paulo

O Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté apoiou a realização do 16º Encontro da Associação Brasileira de Psicologia Social/Abrapso Regional São Paulo tendo como sede a Universidade de Taubaté. A apoio englobou a mediação para que a UNITAU sediasse o evento. Considerando-se a caracterização do evento como acadêmico e como social as Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação e de Extensão ofereceram apoio e a estrutura da universidade. O evento foi sediado no Curso de Psicologia e, assim, foi realizado no Campus do Bom Conselho.

O tema do 16º. Encontro Abrapso São Paulo foi: Capitalismo, luta de classes e os desafios para a democracia no Brasil: implicações para a práxis psicossocial. O evento foi realizado entre nos dias 21, 22 e 23 de abril de 2023.

A UNITAU já sediou o evento em 2010, tendo como vínculo na ocasião o NIPPC-Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Práxis Contemporâneas, que atualmente faz parte do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano.

A ABRAPSO é uma entidade reconhecida em âmbito nacional e internacional e consolidada tendo sido fundada em 1980, constitui-se como importante espaço de intercâmbio e posicionamento social e crítico de produção de conhecimento. A ABRAPSO é composta por profissionais (pesquisadores, psicólogos, militantes, gestores públicos) e estudantes (em processo de graduação ou pós-graduação), que, por meio do ensino, investigação, aplicação ou difusão, contribuem para o desenvolvimento da Psicologia Social no Brasil.

Além de apoiar e de colaborar para a realização do evento o Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano-PMDH foi representado com a participação de docentes e mestrandos do Programa que atuaram na Comissão Organizadora Local, apresentaram suas pesquisas e participaram de mesas redondas no Encontro. O Prof. Dr. Régis de Toledo Souza, professor colaborador no PMDH, atuou como presidente da Comissão Organizadora local que também contou com a participação da Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala e do Prof. Dr. André Luiz da Silva, coordenadores do PMDH. Os professores Régis Souza e André Silva também participaram de uma mesa redonda com o Prof. Dr. Leandro Roberto Neves com o título: Capitalismo e neoliberalismo: desafios às práxis psicossociais. A Profa. Dra. Mirian Cristina de Moura Garrido, docente visitante do PMDH e os mestrandos Claudio Goncalves Mendes Galiotto e Thaís Caroline Alves de Oliveira, ambos orientandos da Profa. Dra. Débora Inácia Ribeiro, apresentaram suas pesquisas.

Para informações sobre o evento acesse: www.abrapsosp.org