Mestrado em Desenvolvimento Humano realiza Seminário sobre Demandas e desafios em tempo de Crise do Corona vírus

No dia 16 de maio o Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano – MDH realizou Seminário Interdisciplinar abordando a temática: Demandas e desafios em tempo de Crise do Corona vírus.

Os Seminários Interdisciplinares são realizados com frequência bimestral e fazem parte da estrutura do programa. Nesta edição, a primeira realizada de modo remoto no período de suspensão das atividades presenciais como forma de prevenção ao Corona vírus, o evento reuniu cerca de 70 pessoas englobando mestrandos e egressos do programa, professores e estudantes de graduação de diversos cursos da Universidade de Taubaté e estudantes do Instituto Federal do Paraná, instituição com a qual houve aproximação devido a participação como um dos debatedores de um professor de seus quadros docentes.

Com relação à temática proposta e abordada considerou-se que o Desenvolvimento Humano abarca a satisfação de diferentes necessidades humanas, a conjuntura de crise provocada pela pandemia do Corona vírus e a emergência de novas demandas e desafios impostos à sociedade como um todo, e em particular para as classes populares, as populações residentes nas periferias das grandes cidades às quais tem prejuízos significativos em relação aos meios de subsistência e o acesso ao trabalho e às políticas públicas. Além desses aspectos a pertinência de tratar essa temática refere-se ao fato de que no Brasil a desigualdade social é recorrente historicamente e em tempos de crise tal desigualdade torna-se ainda mais perversa. Devido a essas constatações o objetivo do Seminário foi de refletir sobre os impactos da pandemia de Corona vírus no Desenvolvimento Humano, em uma abordagem interdisciplinar, abarcando em específico as áreas da filosofia, da educação, da assistência social e da economia.

Para o evento foram convidados três professores: o Prof. Dr. Sidney Reinaldo da Silva, professor de Filosofia do Instituto Federal do Paraná (IFPR), professor do PPGCTS do IFPR e coordenador do “Grupo de Pesquisa Filosofia Política, Ética e Educação”; o Prof. Dr. Edson Trajano Vieira, Professor nos programas de Mestrados de Planejamento e Desenvolvimento Regional e Gestão e Desenvolvimento Regional. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa Econômicas e Sociais da UNITAU e a Profa. Dra. Elisa Maria Andrade Brisola, docente do MDH. A mediação foi realizada pela Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala, docente do MDH.

As falas dos professores foram fundamentadas em suas linhas de pesquisa, nos estudos que realizam e nos teóricos que subsidiam seus estudos e pesquisas. Os professores trataram de aspectos relativos à crise do capital, da atual situação política do Brasil, de conceito de desenvolvimento humano e de sua relação com a economia e com a noção de progresso. O debate teve ampla participação das pessoas presentes e a discussão foi bastante produtiva.

Tenho Interesse