Mestrado em Desenvolvimento Humano da UNITAU debate cultura, desenvolvimento e regionalidade em aula aberta ao público

Foto: Ana Patrícia Marinho – ACOM/UNITAU

Uma aula tematizada nas pesquisas interdisciplinares sobre a Cultura, o Desenvolvimento e a Regionalidade inaugura a programação acadêmica do Mestrado em Desenvolvimento Humano (MDH) da Universidade de Taubaté (UNITAU) deste ano. O encontro será realizado no Salão de Atos da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, na próxima terça-feira (12), às 19h.

A Profa. Dra. Rachel Duarte Abdalla, coordenadora geral do referido programa de pós-graduação, explica o porquê da abordagem da primeira reunião. “As temáticas da Cultura, do Desenvolvimento, das Regionalidades e da Interdisciplinaridade são centrais para o Mestrado de Desenvolvimento Humano, o qual aprofunda, de maneira diversificada, os estudos na área das Ciências Sociais”.

Ainda de acordo com a coordenadora, o debate sobre a regionalidade tem sido bastante movimentado na sociedade e pelos órgãos governamentais de Educação, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES).

“Portanto, é importante refletir sobre a inserção da Universidade e do MDH em âmbito regional, sob a ótica cultural que atravessa todas as outras esferas sociais, como a Economia e a Política”, complementa a professora.

Em busca da promoção da reflexão interdisciplinar, o egresso, sociólogo e professor da Universidade Federal de Itajubá Prof. Dr. Carlos Alberto Máximo Pimenta foi convidado para ser o ministrador da primeira aula do Mestrado.

“Nós [coordenação do MDH] já temos feito trabalhos em parceria com professor Carlos, como a participação de bancas e pesquisas integradas com as temáticas de regionalidades e interdisciplinaridade sob a perspectiva cultural. Por isso, decidimos fortalecer ainda mais essa união com as riquíssimas e aprofundadas contribuições do Carlos na primeira atividade do programa. Nós temos convicção de que ele fará uma excelente aula inaugural”, diz a Profa. Rachel.

O evento será aberto ao público e é indicado para todos aqueles interessados em ampliarem a perspectiva perante à comunidade. Para participar, basta comparecer no dia 12 de março, às 19h, no Salão de Atos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Taubaté, localizado na Rua Visconde do Rio Branco, 210, Centro.

MDH da UNITAU

Com o objetivo de formar profissionais capacitados para contribuir, de maneira efetiva, com a transformação da realidade, o Mestrado em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté amplia os conhecimentos sobre o papel do indivíduo nas relações interpessoais em diversos contextos, aumentando o repertório dos mestrandos e promovendo o aprimoramento da análise crítica social.

Ana Patrícia Marinho

ACOM/UNITAU

Publicado em https://unitau.br/noticias/detalhes/6060/mestrado-em-desenvolvimento-humano-da-unitau-debate-cultura-desenvolvimento-e-regionalidade-em-aula-aberta-ao-publico-nbsp-/