Set as default language
CPA

Professor at UNITAU develops research on physical exercise and heart health in partnership with US University

Prof. Dr. Renato de Sousa Almeida produz pesquisa em laboratório dentro da Universidade Carolina do Norte (Photo: Arquivo Pessoal/Prof. Renato Almeida)

Atividade física como prevenção e intervenção terapêutica é foco de pesquisa desenvolvida nos Estados Unidos

O professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano e diretor do Departamento de Educação Física da Universidade de Taubaté (UNITAU), Prof. Dr. Renato de Sousa Almeida, esteve na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, entre julho e agosto deste ano, para desenvolver uma pesquisa sobre a influência da atividade física na estrutura e no funcionamento do coração.

O estudo, realizado em parceria com o pesquisador Dr. Jonathan Schisler e com apoio da American Heart Association, busca produzir evidências científicas sobre como exercícios físicos podem impactar tanto o remodelamento cardíaco quanto os mecanismos de ajuste cardiovascular, responsáveis por manter o fornecimento adequado de oxigênio e nutrientes aos tecidos.

Segundo o Prof. Renato, os resultados esperados envolvem não apenas avanços científicos, mas também benefícios diretos para a formação acadêmica no Brasil.

“Entre os principais resultados, esperamos a aquisição de técnicas avançadas de pesquisa cardiovascular que nos ajudem a compreender os efeitos do exercício sobre o coração; a possível implementação dessas técnicas na UNITAU; o desenvolvimento de parcerias científicas sustentáveis entre a UNITAU e a UNC; além de entender melhor como funcionam programas de formação científica, para apoiar a nova geração de cientistas brasileiros”, explica.

O docente ressalta ainda que a pesquisa tem impacto direto na prática do exercício físico.

“Nosso objetivo é produzir evidências sobre como o exercício pode influenciar a estrutura e a função cardíaca, bem como o mecanismo de ajuste cardiovascular. From that, queremos contribuir para que o exercício seja utilizado também como uma intervenção terapêutica, apoiando o desenvolvimento de programas baseados em evidências, que tragam mais segurança e eficácia”, destaca.

A Prof. Renato reforça que a prática regular de atividade física é essencial para a saúde do coração.

“O exercício tem um papel fundamental na prevenção e modulação de doenças cardíacas. Ele influencia o remodelamento e a função cardíaca geral, gerando o que chamamos de cardioproteção induzida pelo exercício: a capacidade de proteger o coração contra danos e doenças, melhorando sua estrutura e desempenho”, explica.

Com a pesquisa e a troca de experiências internacionais, o professor acredita que será possível consolidar novos caminhos para o ensino e a investigação científica na UNITAU.

ACOM/UNITAU

Published in https://unitau.br/noticias/detalhes/6859/professor-da-unitau-desenvolve-pesquisa-sobre-exercicio-fisico-e-saude-do-coracao-em-parceria-com-universidade-dos-eua/

Skip to content