Docentes e discente do Mestrado em Desenvolvimento Humano participam de Programa de Formação Continuada da Universidade de Taubaté

Todos os anos, no início dos semestres, a Universidade de Taubaté promove o Profoco (Programa de Formação Continuada) que consiste numa série de ações e projetos que promovem, de forma efetiva, a melhoria da qualidade de ensino da Universidade de Taubaté a partir da valorização dos docentes que atuam na instituição. Esse ano, 2023, as atividades do Profoco foram realizadas nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro, presencialmente noDepartamento de Gestão e Negócios (GEN). As atividades foram organizadasem duas trilhas formativas com o objetivo de fomentar o debate, à reflexão e a troca de ideias sobre o ensinar e o aprender em meio ao contexto atual da Educação Superior. Essa edição do Profoco contou com a coordenação da Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro, docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano.

No dia 2 de fevereiro foi realizada atividade conduzida pelo Prof. André Luiz da Silva, docente e coordenador adjunto do MDH, e pela Profa. Juliana Marcondes Bussolotti, docente do MDH, sobre Políticas afirmativas. A proposta foi discutir formas de acesso e de permanência de pessoas na universidade. A atividade abordou ações afirmativas, que são políticas que promovem a redução da desigualdade material ou substancial, acumuladas historicamente sobre as minorias sociais. Como resultado concreto, os participantes foram convidados a participar da construção coletiva de uma carta de princípios e propostas para a Comissão criada pela Unitau para coordenar a formulação das políticas afirmativas dentro da instituição.

Para participar da atividade e falar a respeito das políticas afirmativas foram convidadas pessoas que promovem reflexões e que atuam na promoção dessas políticas no vale do Paraíba: Isa Mariano, Claudinei Correa, Zenaide Brito, Cidinha Pedroso, Monique Godoy e Pedro Brígido. Esse último, mestrando do MDH.

Após a atividade os participantes gravaram um episódio do podcast Sabe que Pod, o podcast do Profoco, com mediação do jornalista Marcelo Pedroso, que pode ser acessado neste link indicado:

Link: https://open.spotify.com/episode/5outiy6HNS818xhTNU2rN8?si=RjiGGsLaTb-Mbmp3nOQn4Q&utm