Aluno do Mestrado em Desenvolvimento Humano participa de aula da Graduação

No dia 13 de maio Gustavo Miragaia, professor de História formado pelo Curso de Licenciatura em História da UNITAU participou como convidado de uma aula da Disciplina Didática Específica no Ensino de História deste mesmo curso. Gustavo Miragaia atua na rede municipal pública e na privada de ensino em Taubaté e é mestrando do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano da UNITAU no qual desenvolve pesquisa sobre o Ensino de História no Ensino Médio, tema da aula para a qual foi convidado a participar, e as redes sociais.

O convite foi feito pela Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala responsável pela disciplina e que foi professora do Gustavo na graduação e é agora sua orientadora no mestrado. A aproximação entre ensino e pesquisa contribui significativamente para o desenvolvimento de ambas as dimensões da universidade. Nesse caso específico o próprio objeto de pesquisa de Gustavo Miragaia é o universo do ensino, especificamente na Educação Básica. Ainda que haja muita discussão e polêmica sobre o Ensino Médio, que foram amplamente intensificadas no processo da última reforma pela qual esse nível de ensino passou recentemente verifica-se que efetivamente há poucas pesquisas sobre o Ensino Médio. No âmbito do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano foi realizada e já concluída outra pesquisa que constatou essa lacuna. O autor dessa dissertação foi Bruno Luís Cardoso, também orientado pela Profa. Rachel Abdala com o título: “Educação Mercadológica: implicações sociais da instrumentalização da educação para o mercado”.

A Profa. Rachel apresentou inicialmente as características e questões pertinentes e esse nível de ensino e o Prof. Gustavo apresentou sua trajetória formativa como professor de História e tratou dos seguintes aspectos em sua fala: peculiaridades do Ensino de História no Ensino Médio, as diferenças entre Ensino Fundamental e Ensino Médio, suas percepções da “diferença” entre Ensino Médio na rede pública e na rede privada de ensino, possibilidades de subverter a educação bancária dentro das estrutura tradicional, e por último respondeu à seguinte questão: Por que o Ensino Médio “te faz feliz” como professor? Sua fala foi perpassada de exemplos de sua prática docente de vinte anos.

Os estudantes do curso de História participaram ativamente propondo questões para reflexão e aprofundamento da temática inclusive apresentado exemplos educacionais.