Acervo do Museu Roberto Lee de Caçapava é tema de pesquisa financiada pela Unitau

O acervo do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee de Caçapava é tema de um projeto de iniciação à pesquisa financiado pela Unitau (Universidade de Taubaté), com foco na perspectiva de Cidades Inteligentes, tema definido como um dos prioritários pelo CNPq para pesquisas no Brasil.

O projeto está sendo desenvolvido pela estudante de Caçapava, aluna do curso de graduação de História da Unitau, Natália dos Santos, sob orientação da Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala, coordenadora do programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano e docente do curso de História, ambos da Unitau.

Segundo a estudante, “a pesquisa propõe estudar a possibilidade do Museu Roberto Lee se tornar vetor para a implementação de projetos na perspectiva socieconômica com a produção de tecnologias renováveis no município de Caçapava, na dimensão de Cidades Inteligentes”.

A intenção, diz ela, é abordar a “questão de como o acervo do museu pode colaborar para uma futura cidade inteligente. E ainda trabalhar a articulação desse acervo com a noção de mobilidade urbana na cidade de Caçapava”.

A professora Rachel Abdala, considerada uma referência na área de pesquisas históricas e museus na região, explica que a finalidade da pesquisa é contribuir e dar subsídios para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas no âmbito da mobilidade urbana. “O objetivo é entender de que maneira o museu pode contribuir para se repensar a mobilidade urbana da cidade e aplicar isso na vida da comunidade”, diz ela. E ainda contribuir para pensar o museu na perspectiva do fortalecimento do turismo local.

Um dos objetos de estudo no acervo do museu é o Tucker Torpedo, ano 1948, considerado uma raridade e um dos destaques da coleção.

Sobre Rachel Abdala

A Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala é professora do curso de História da Unitau e do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano-Unitau, no qual também atua como coordenadora adjunta. É também professora colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Educação, professora colaboradora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo-USP e coordenadora de projetos de extensão universitária.

Sobre o Museu

O Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee, órgão da Prefeitura de Caçapava, abriga o acervo de veículos antigos, objetos e documentos, tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). O museu está em fase de estruturação para reabertura efetiva ao público.

Fonte: https://www.cacapava.sp.gov.br/noticias/cultura-e-esporte/acervo-do-museu-roberto-lee-de-cacapava-e-tema-de-pesquisa-financiada-pela-unitau