Desenvolvimento Humano, Identidade e Formação
O objetivo desta linha é pesquisar a influência da formação na construção das identidades e das representações sociais do sujeito e seus impactos.
Docente Vinculados:
Alexandra Magna Rodrigues
Débora Inácia Ribeiro
Edna Maria Querido de Oliveira Chamon
Maria Angela Boccara de Paula
Mariana Aranha de Souza
Marilza Terezinha Soares de Souza
Suzana Lopes Salgado Ribeiro
Contextos, Práticas Sociais e Desenvolvimento Humano
A linha tem foco na investigação dos ambientes imediatos e distantes e mensura as contribuições dos contextos de formação do desenvolvimento humano. Com ênfase no estudo das práticas sociais, os pesquisadores analisam a criação de redes de relações nas quais os indivíduos compartilham significados.
Docente Vinculados:
André Luiz da Silva
Angela Michele Suave
Elisa Maria Andrade Brisola
Juliana Marcondes Bussolotti
Maria Aparecida Campos Diniz
Maria Auxiliadora Ávila
Patrícia Diana Edith B. de Souza e Camargo Ortiz Monteiro
Rachel Duarte Abdala
Renato de Sousa Almeida
Grupos de pesquisa
Cada linha de pesquisa dá origem a um grupo de trabalho, que reúne os alunos inscritos. Em função das temáticas dos projetos em andamento, outros grupos podem ser formados para estudos específicos.
Revista Ciências Humanas
A Revista Ciências Humanas (e-ISSN 2179-1120) é um periódico online de natureza interdisciplinar que, a partir de 2021, adotou o sistema de publicação contínua de artigos, para divulgar produções originais, textos inéditos provenientes de pesquisa de campo ou bibliográfica, ensaios, relatos de experiências e entrevistas, publicadas em fluxo contínuo ou dossiês temáticos. Foi criada em 2008 e é gerida pelos programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais e de Educação Profissional da Universidade de Taubaté (SP).
Está disponível para colaboradores nacionais e estrangeiros, possui conselho editorial cujos membros pertencem a diversas instituições e regiões do país, além de consultores internacionais.