Disciplinas obrigatórias
- Elaboração de Dissertação
Carga horária: 300 horas (20 créditos)
A disciplina é destinada aos trabalhos de pesquisa e de elaboração da dissertação. A inscrição é automática e acontece a partir do segundo trimestre letivo.
- Epistemologia e Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar
Carga horária: 60 horas (4 créditos)
Discute o conceito de interdisciplinaridade e as limitações impostas pela fragmentação disciplinar. Apresenta o delineamento da pesquisa e aborda a interferência do pesquisador e a construção de hipóteses.
- Fundamentos de Desenvolvimento Humano, Políticas Sociais e Processos de Formação
Carga horária: 60 horas (4 créditos)
A disciplina exemplifica as grandes linhas teóricas que orientam as pesquisas do programa. O contexto geral das mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais das últimas décadas influencia o debate sobre a evolução das políticas sociais no Brasil à luz da crise do Welfare State e das mudanças na organização do trabalho, na constituição da família e nas transformações do processo de formação.
- Seminários Interdisciplinares I e II
Carga horária: 45 horas (3 créditos)
Os seminários são um espaço para debater os projetos de dissertação. Os alunos também participam de palestras sobre temas do Desenvolvimento Humano Formação e Políticas Sociais.
Disciplinas optativas
Linha de pesquisa: Contextos, Práticas Sociais e Desenvolvimento Humano
- Aprendizagem e Gestão do Conhecimento do Adulto
Carga horária: 45 horas (3 créditos)
Analisa as formas de aprendizagem e de apropriação do conhecimento dos adultos. Temas como Memória e Metacognição serão estudados durante o curso.
- Contextos de Trabalho e Saúde do Formador
Carga horária: 45 horas (3 créditos)
A disciplina busca compreender o trabalho e sua repercussão no processo de saúde do indivíduo, que pode gerar uma doença ocupacional e um sofrimento psíquico. Os pesquisadores discutem as teorias e as abordagens dos processos de saúde/doença e de qualidade de vida, e evidenciam as correlações entre os agentes do contexto do trabalho e do desenvolvimento humano.
- Desenvolvimento Humano: Vida Cotidiana e Processos Culturais
Carga horária: 45 horas (3 créditos)
A partir do modelo ecológico de desenvolvimento humano, os alunos discutem os contextos econômicos, políticos e culturais para a formação da sociedade contemporânea.
- Tópicos Especiais em Educação
Carga horária: 45 horas (3 créditos)
A disciplina realiza debates com temas relevantes para a área de educação, entre eles políticas públicas para o setor e formação inicial, continuada e inclusiva.
Linha de pesquisa: Desenvolvimento Humano, Identidade e Formação
- Processos Grupais e Representação Social no Desenvolvimento Humano
Carga horária: 45 horas (3 créditos)
Após apresentar uma introdução à psicologia de grupos, a disciplina mostra os mecanismos de integração e a dinâmica de evolução dos mesmos por meio de exemplos práticos de estudos realizados.
- Relações Família-Trabalho-Formação no Desenvolvimento Humano
Carga horária: 45 horas (3 créditos)
A disciplina apresenta a família como uma instituição social e historicamente constituída e discute o seu papel na formação do indivíduo e as suas influências mútuas com o trabalho na modernidade.
- Socialização Profissional e Construção Identitária
Carga horária: 45 horas (3 créditos)
Debate a construção dos conceitos de identidade individual, social e profissional na modernidade. A disciplina analisa a formação identitária a partir do processo de socialização.
Dissertação
As normas a serem seguidas para a elaboração da dissertação são definidas pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da UNITAU.
Temas de dissertação
Intercâmbios e atividades extracurriculares
O mestrado de Desenvolvimento Humano oferece o estágio docente como uma atividade opcional, que permite aos alunos terem contato com as ações desenvolvidas no Ensino Superior, em um estágio supervisionado.Os pesquisadores também podem participar de atividades extracurriculares, como a Mostra de Pós-graduação da UNITAU, reuniões de grupos de pesquisas, palestras e de visitas a outras instituições.