Música e homenagens marcam aula inaugural do Mestrado em Desenvolvimento Humano UNITAU, que completa 15 anos

Música e homenagens marcam aula inaugural do Mestrado em Desenvolvimento Humano UNITAU, que completa 15 anos (Foto: Filipe Rodrigues/UNITAU)

Uma noite descontraída marcou a aula inaugural do Mestrado em Desenvolvimento Humano UNITAU. A cerimônia foi especial, pois também comemorou os 15 anos desta pós-graduação. Confira as fotos do evento aqui.

Alunos das turmas anteriores, já titulados mestres e doutores compareceram para prestigiar. Entre eles, está o Prof. Dr. Daniel Santos, hoje professor de música, que se apresentou durante a cerimônia.

“Foi no mestrado que comecei a realizar minhas pesquisas sobre um importante compositor de Taubaté. E a preparação foi muito útil, para que depois eu desse continuidade para o meu doutorado na USP”, explica.

A coordenadora do MDH, Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala, celebrou a marca dos 15 anos do programa. Ela também projeta um futuro de muitas pesquisas e aprendizados.

“Não é fácil. Essa consolidação, todo esse percurso, todo esse trajeto. Estamos abrindo novos rumos. É um momento de consolidação, de maturidade do programa e que facilita novas parcerias, novas possibilidades.”

Atualmente, o curso conta com 65 alunos matriculados, das turmas de 2023 e 2024, e o evento deu as boas-vindas aos novos integrantes da turma de 2025, que somam mais 25 alunos na pós-graduação.

Entre as autoridades que participaram da cerimônia estiveram o Secretário de Educação de Taubaté, Hélcio Santos, e a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNITAU, Profa. Dra. Mônica Franchi Carniello.

“Somos uma instituição pública municipal comprometida com a transformação social e com a educação. Em sua essência, em sua gênese, também tem o compromisso de transformação social. Vocês vão ver isso nas pesquisas e no conhecimento”, disse a professora.

A aula inaugural teve como tema “Os Trabalhos e os Dias: A Trajetória do Mestrado em Desenvolvimento Humano” e foi ministrada pela Profa. Dra. Elisa Maria Andrade Brisola, docente do curso desde sua criação em 2010 que está envolvida em toda base conceitual do programa.

Após a aula inaugural, também foi apresentada a nova logomarca do Mestrado em Desenvolvimento Humano UNITAU, uma forma de mostrar que o programa está antenado com novas tendências e pronto para se adaptar, formando novos professores e pesquisadores.

Mestrado em Desenvolvimento Humano UNITAU

O desenvolvimento humano é o objetivo de pesquisa e de estudo do mestrado em Desenvolvimento Humano. O curso mostra a perspectiva de que o homem é um ser ativo em suas relações em diferentes ambientes, como a família, o trabalho, a escola e a comunidade. O ser humano participa das inter-relações em diversos lugares e também pode influenciar o contexto imediato de ambientes nos quais não está presente ativa e diretamente. Os ambientes estão imersos no macrossistema, que corresponde aos padrões globais de ideologias, de crenças, de formas de governo e de culturas presentes no cotidiano das pessoas.

O curso conta com um corpo docente formado por doutores, com experiência em docência, em orientação acadêmica e com publicações significativas na área. Os professores são envolvidos em projetos de pesquisa com financiamento externo de agências de fomento. Para saber mais sobre o mestrado, clique aqui.

ACOM/UNITAU

Fique por dentro!

Pular para o conteúdo