Mestrado em Desenvolvimento Humano realiza Seminário sobre Periferias e precarização do trabalho na pandemia

No dia 23 de junho o Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano-MDH realizou Seminário Interdisciplinar abordando a temática: Periferias, pandemia e precarização do trabalho. Essa temática emerge como uma das mais prementes a ser tratada nesse momento do que um dos palestrantes chamou de “crise combinada”, ou seja, a confluência e sobreposição de uma série de explorações.

Para o evento foram convidados dois palestrantes. O primeiro foi sociólogo Ruy Gomes Braga Neto, especialista em sociologia do trabalho e professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo. Ruy Braga é Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp e realizou pesquisas de pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley. Atualmente, é chefe do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. A segunda palestrante foi a escritora Helena Silvestre, autora da obra Notas sobre a fome, militante do movimento Luta Popular e editora da revista Amazonas. A mediação foi realizada pela Profa. Dra. Angela Michele Suave, docente do MDH.

Os palestrantes apresentaram uma análise fundamentada da situação do país no contexto da pandemia com foco nas suas consequências na intensificação da precarização do trabalho e nas regiões periféricas urbanas. Ambos afirmam que essa crise é resultado de um processo que se iniciou há pelo menos desde 2016. Após as falas abriu-se para o debate que teve ampla participação dos presentes. Foram abordados também aspectos sobre a auto-organização das comunidades periféricas, sobre a economia informal e sobre o papel do Estado.

Os Seminários Interdisciplinares são realizados com frequência bimestral e fazem parte da estrutura do programa. Nesta edição, participaram do evento um grupo de cerca de 60 pessoas composto por mestrandos e docentes do programa, professores e estudantes de graduação de diversos cursos da Universidade de Taubaté e estudantes e professores externos, principalmente da Universidade do Vale do Paraíba-UNIVAP.

Tenho Interesse






    Pular para o conteúdo