Evento conjunto de la Maestría en Desarrollo Humano y Maestría Profesional en Educación

Os Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e o Profissional em Educação da Universidade de Taubaté promoveram e realizaram a “Jornada pela Equidade e Inclusão da diferença: hablemos de relaciones étnico-raciales?”.

O evento foi realizado no dia 18 mayo 2023 na Sala de Atos da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade de Taubaté. Foi realizado de modo híbrido, com transmissão simultânea pela TV UNITAU e foi aberto pela magnífica reitora da UNITAU, profe. tirón. Nara Lúcia Perondi Fortes, que apoia a iniciativa. O evento também foi prestigiado pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, profe. tirón. Monica Franchi Carniello e a pró-reitora estudantil, profe. Alexandra Magna Rodrigues, que também é docente do Mestrado em Desenvolvimento Humano.

O Promotor Público José Carlos de Oliveira Sampaio, que procurou a parceria da universidade para a realização de um projeto sobre equidade racial fez um pronunciamento sobre a temática. Sua fala foi seguida pela da Profa. tirón. Mirian Cristina de Moura Garrido, docente do Mestrado em Desenvolvimento Humano e responsável pela elaboração do Projeto IdentidadeS, que trata desta temática. Prof.. Mirian Garrido apresentou o Projeto e promoveu uma reflexão a respeito das questões que esta temática engloba. O projeto, que teve início no final de 2022 já tem duas pesquisas de iniciação científica, no Curso de Graduação em História, orientadas pela Profa. Mirian Garrido, e uma no Mestrado em Desenvolvimento Humano, orientada pelas professoras Mirian Garrido e Rachel Duarte Abdala, financiadas com bolsas de pesquisa pela UNITAU, pelo CNPq e pela Capes, respectivamente.

En seguida, foram apresentadas pesquisas realizadas por mestras egressas dos dois programas que tratam de aspectos relacionados à educação anti-racista e ao feminismo negro: as mestras em Educação Juliana Oliveira e Fabiana Almeida trataram e a mestra em Desenvolvimento Humano Raíssa Rodrigues

O evento foi abrilhantado com exposição de vinte fotografias de autoria do Prof. Dr. Júlio César Voltolini, fotógrafo e docente do Curso de Biologia da UNITAU intitulada: “Mulheres negras: o relato de três gerações”. A exposição mostrou a avó, as filhas e as netas de uma família de mulheres negras de Taubaté que luta por um espaço e por seus direitos na sociedade do vale do Paraíba.

O evento foi transmitido pelo Canal da TV UNITAU e a sua gravação pode ser vista a seguir:

Me interesa