Profesora de la Maestría en Desarrollo Humano participa en la misión del Proyecto Rondón

Em julho de 2023 a Universidade de Taubaté participou da Operação Sentinelas Avançadas no município de Alto Alegre dos Parecis, no Estado de Rondônia. A equipe foi constituída por duas docentes e oito acadêmicas de diferentes áreas do conhecimento. A diversidade das áreas das acadêmicas propiciou o fortalecimento da interdisciplinaridade para o desenvolvimento de oficinas sobre saúde, educación, cultura e direito humano/justiça. Prof.. tirón. Wendry Maria Paixão Pereira, docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté participou desta missão.

la Projeto Rondon é uma iniciativa interministerial, coordenada pelo Ministério da Defesa, com o objetivo contribuir com o desenvolvimento da cidadania, bem como estimular a produção de projetos coletivos locais e desenvolver a responsabilidade social dos discentes. Além de contribuir diretamente para o bem-estar da população e a melhoria das condições de vida das pessoas, especialmente nas localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, assim como proporcionar aos nossos alunos uma imersão na extensão universitária.

O grupo teve a oportunidade de realizar atividades com os povos originários do município da etnia Sakirabiar, que apresentaram suas comidas e danças ao grupo, bem como participaram de diversas oficinas propostas.

Também forma realizadas ações para diversos atores como gestores municipais, profissionais da saúde, maestros, com o intuito de capacitar e gerar multiplicadores do conhecimento na região.

As atividades realizadas contemplaram os munícipes de todas as idades e estivemos presentes realizando nossas oficinas em unidades de saúde, assentamentos, escolas, associações de idosos e outros.

O grupo pode visitar o Memorial Rondon, em Porto Velho, o qual reúne referências da história de Rondônia relacionadas à Expedição Rondon e à antiga vila de Santo Antônio do Rio Madeira.

profe. Wendry Paixão Pereira destacou a receptividade da população e o aprendizado profissional e pessoal proporcionado a toda equipe da UNITAU ocasionando uma experiência única e enriquecedora e afirmou que: “A cada Rondon participado tenho a certeza de que os momentos e aprendizagens vivenciados são imensuráveis.”

Me interesa