Comunicação e Desenvolvimento Humano

Professores

Letícia Maria Pinto da Costa

Título do projeto

Comunicação e Desenvolvimento Humano

Objetivos

Objetivo geral
Compreender a interface dos processos comunicacionais com os aspectos relacionados ao desenvolvimento humano.

Objetivos específicos
– Investigar a interferência das informações (publicidade e jornalismo) veiculadas pelos meios de comunicação de massa, incluindo sites e redes sociais digitais, sobre o cotidiano dos indivíduos;
– Apurar como as organizações utilizam as ferramentas de comunicação no relacionamento com seus diferentes públicos, especialmente na esfera dos Recursos Humanos;
– Investigar as relações entre Mídia & Política;
– Verificar como as ferramentas de comunicação auxiliam a condução de diferentes políticas públicas (esferas social, ambiental, de saúde e educação)

Fundamentos teóricos
As pesquisas desta área são conduzidas pelas teorias da comunicação e apoiadas em outros campos como o da sociologia e da psicologia social (teoria das representações sociais), que sempre possibilitaram um entendimento mais apropriado sobre o poder da comunicação no desenvolvimento das sociedades.

Metodologia
As pesquisas em comunicação têm perspectivas quantitativa e qualitativa, respaldadas por métodos e técnicas de pesquisa das Ciências Sociais, tendo como principais instrumento de coleta de dados entrevistas, questionários e análise de materiais (peças de comunicação – anúncios publicitários e reportagens nos meios massivos e segmentados e postagens em
redes sociais ).
Para análise das entrevistas e dos materiais, é aplicada a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2007).
O tratamento de dados utiliza ferramentas computacionais (ALCESTE, IRaMuTeQ, SPHINX, SPSS).

Sugestões de temas relacionados ao projeto que podem ser desenvolvidos
– Estudos relacionados à influência dos meios de comunicação na formação das identidades.
– Estudos relacionados à influência dos meios de comunicação nos processos do desenvolvimento humano.
– Tecnologias da Comunicação e Informação em Educação
– Comunicação e Educação
– Comunicação de Massa (Publicidade e Jornalismo) e o cotidiano dos indivíduos
– Comunicação nas Redes Sociais Digitais
– Mídia & Política
– Mídia e Políticas Públicas (esferas social, ambiental, de saúde e educação)
– Políticas de Comunicação em Recursos Humanos)

Download destas informações [PDF]

Tenho Interesse






    Pular para o conteúdo