Evento Museu Histórico Prof. Paulo Camilher Florençano

No dia 17 de abril de 2023 foi realizado evento comemorativo aos 110 anos de nascimento do Prof. Paulo Camilher Florençano. O evento foi configurado como roda de conversa com a participação da professora e paleógrafa Lia Carolina Prado Alves Mariotto, que foi responsável pelo Arquivo Histórico de Taubaté por mais de vinte anos e conheceu e trabalhou pessoalmente com o Prof. Paulo Camilher Florençano; a Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala, professora e coordenadora do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano e do Curso de História e do da Universidade de Taubaté; Sara Vilela Marcondes Rossi e Maurício Pereira de Souza, ambos egressos do Curso de História da UNITAU e que desenvolveram em seus respectivos trabalhos de conclusão de curso pesquisas sobre a atuação de Paulo Camilher Florençano como fotógrafo sob a orientação da Profa. Rachel Abdala. Sara Rossi atualmente atua como produtora cultural do Museu Mazzaropi, que apoiou o evento e Maurício de Souza atua como professor de História. A mesa redonda foi mediada pela historiadora Fabiana Pazzine, egressa do Curso de História da UNITAU.

O evento foi promovido pela Área de Museus, Patrimônio e Arquivo Histórico de Taubaté e realizado no Museu Histórico de Taubaté Prof. Paulo Camilher Florençano.

Paulo Camilher Florençano foi professor, fotógrafo, desenhista, projetista, ilustrador, museólogo e atuou em diversas inciativas em prol da preservação da memória da cidade de Taubaté e de outras cidades nas quais trabalhou. Seu legado ainda precisa ser pesquisado de modo aprofundado. No Arquivo Histórico de Taubaté há um volumoso acervo de documentos relativos às suas atuações e com as fotografias de sua autoria.

Após a mesa redonda os alunos do Curso de História presentes fizeram uma visita ao espaço do museu e à biblioteca.

No dia do nascimento do professor, 18 de abril, dando continuidade às comemorações do aniversário de seu patrono, o Museu Histórico de Taubaté, a Área de Museus, Patrimônio e o Arquivo Histórico disponibilizaram o Inventário Analítico do Fundo Paulo Camilher Florençano (com todos os itens listados um a um), o livreto “Exaltação a Paulo Camilher Florençano” de autoria da Profa. Lia Carolina Prado Alves Mariotto e os trabalhos de conclusão de curso de Sara Rossi e Maurício Pereira de Souza que pesquisaram a atuação de Paulo Camilher Florençano como fotógrafo.

Assim, a Área de Museus tenta incentivar que novas pesquisas sobre o professor Paulo Camilher Florençano.

Acesse https://linklist.bio/SemanaPauloCamilherFlorencano

Fotos de Angelo Rubim, de Lucas Rafael e de Rachel Abdala

Notícias

Tenho Interesse






    Pular para o conteúdo