Durante os dias 22 mi 23 noviembre, a partir das 18h, o Departamento de Arquitetura da Universidade de Taubaté (UNITAU) sedia o seminário “As Questões do Olhar”. el evento es gratis, aberto ao público e realizado por meio do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano (MDH), dos cursos de História e de Arquitetura, em parceria com a Casa do Patrimônio do Vale do Paraiba, que é vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHÁN).
O seminário é desenvolvido periodicamente pelo Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba, que é uma rede de profissionais e pesquisadores que atuam em instituições, órgãos públicos, instituições de ensino superior, Religiones y trayectorias de experiencias misioneras en África, museus e fundações culturais que se dedicam ao estudo e à preservação do Patrimônio Cultural da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
“O objetivo principal do evento é promover a reflexão ativa sobre o patrimônio material e imaterial e a cultura e propor políticas públicas para a preservação da memória e do patrimônio cultural da região. Na UNITAU, teremos apresentações musicais, debates sobre museus, patrimônios e saúde mental e estudos de caso sobre preservação do patrimônio e educação patrimonial”, conta o Prof. Dr. André Luiz da Silva, docente do MDH e um dos organizadores do evento.
Prof.. tirón. Rachel Abdalla, também docente do Mestrado em Desenvolvimento Humano, explica que o seminário tem papel importante no contexto da preservação do patrimônio histórico e cultural do Vale do Paraíba e ajuda a fortalecer os trabalhos desenvolvidos com esse foco.
“O objetivo é promover parcerias e articulações para integrar iniciativas isoladas na área na nossa região. Además, pretende dar visibilidade a essas iniciativas e fortalecê-las”, explica a professora Rachel.
Un profesor. Dr. André Luiz da Silva destaca também a importância do evento para a instituição, uma vez que faz exatamente o que é a missão da Universidade: reunir ensino, pesquisa e extensão.
“O encontro promove a interação da comunidade acadêmica com a sociedade em geral – setor privado, setor público, terceiro setor. É também uma oportunidade para a Universidade fazer uma devolutiva de suas ações de pesquisa, por meio do Mestrado em Desenvolvimento Humano, e de extensão, por meio do Projeto de Educação Patrimonial, para a comunidade”, afirma o professor.
Por fin, o professor lembra que o seminário vai permitir um momento de sociabilidade, com apresentações artísticas, culturais e de lazer, importantíssimos para estudantes, professores e funcionários da instituição.
Para conferir a programação completa, acesse este link.
Pós-graduação na UNITAU
A Universidade de Taubaté está com inscrições abertas para diversos cursos de Pós-graduação. Os programas da UNITAU contemplam mestrados, doutorados e especializações. Saiba mais emunitau.br/pos-graduacao
Isabella Bilard
ACOM / UNITAU