Programa de Posgrado en Desarrollo Humano promueve evento de extensión comunitaria

O programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano-PPGDH da Universidade de Taubaté realizou no dia 29 de agosto de 2024 o evento “Daycamp: Desarrollo Humano en la comunidad: entre a pesquisa e a realidade”. O evento foi realizado no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e contou com várias parcerias. O objetivo que motivou essa realização foi o de promover maior aproximação entre a universidade e a comunidade por meio da pesquisa. O PPGDH tem uma tendência inerente de contato com diversos setores da sociedade e com comunidades devido ao seu caráter e princípios que se expressam nas temáticas das pesquisas e no fato de que vários docentes do Programa coordenam projetos de extensão universitária. O evento foi aberto pela Profa. tirón. Mónica Franchi Carniello, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da UNITAU. En seguida, falou o Prof. Dr. Thiago Molina, coordenador do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG), que é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPAS). A programação foi idealizada por docentes e discente do PPGDH: profe. Raquel Abdala, Profe. André Luiz da Silva e Profa. Elisa Brisola; Mariana Castro e João Gualberto Salinas.

Começou com a Roda de conversa com mestres de cultura, do Projeto “Hoje é dia de Mestre!” realizada pela Rede Cidade de Comunicação e Cidadania/TV Cidade. No evento do PPGDH o convidado foi o Mestre Lica, que, acompanhado pelo Mestre Roberto, promoveu aula sobre a viola caipira e sobre a musicalidade regional para os universitários e convidados presentes. Também contou sobre sua formação artística e influências rítmicas, que permitiram torná-lo referência quanto o assunto é viola e violão em Taubaté e região.

Em seguida foi lançado o vídeo-documentário “Rua da Imaculada”, produzido pelo Coletivo Revendo Produções. Esse episódio integra a 2ª temporada da série documental Revendo Taubaté, que tem como objetivo divulgar e preservar a memória da cidade mais antiga do Vale do Paraíba, localizada no interior de São Paulo. Na equipe de pesquisa do Projeto participaram os professores do PPGDH: Rachel Abdala e André Luiz da Silva.

O vídeo pode ser visto no Youtube em:

Após a realização de um lanche coletivo foi realizada uma roda de conversa com a participação de mestres pelo PPGDH, Eloar Lopes, Pedro Correa e Lilian Macri, e membros da comunidade como Tiago Goldsmid Galvão Prota, Agricultor e Engenheiro Ambiental. As temáticas discutidas foram: Educação sexual e Agricultura solidária. A discussão sobre Agricultura solidária envolveu a prática da CSA-Comunidade que Sustenta a Agricultura a partir da pesquisa de dissertação de mestrado de Eloar Lopes.

Abertura com Profa. Monica Carniello e a coordenação do PPGDH, profe. Rachel Abdala e Prof. André Silva
Mestre Lica e Mestre Roberto
Hoje é Dia de Mestre! Com mestre Lica e mestre Roberto. Projeto TV Cidade.
Roda de Conversa com mestres pelo PPGDH sobre Educação Sexual e Alimentação solidária.
Exibição do vídeo documentário ‘Rua da Imaculada”, Projeto Revendo Taubaté.

Me interesa