Establecer como idioma predeterminado
CPA

PPGDH marca presença no 11º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade em Belém (PA)

O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Desenvolvimento Humano (PPGDH-UNITAU) esteve presente no 11º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, realizado entre os dias 17 mi 19 septiembre 2025, n / A Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. el evento, que trouxe como tema central “Que futuro estamos construindo? Ciência, tecnologia e a urgência da ação climática”, foi promovido pela primeira vez na região Norte do Brasil, consolidando a abrangência nacional do simpósio, agora contemplando todas as regiões do país.

Conferência de Abertura – “A Amazônia entre fraturas, resistências e possibilidades de pensar o futuro”
com a Prof Dra Edna Castro. 17/09/2025

la professor André Luiz da Silva (Universidad de Taubaté) e a professora Elisa Maria Andrade Brisola (Unitau) atuaram como coordenadores e a professora Rachel Duarte Abdala como debatedora do GT 24 – Tecnologias e Inovações: saber, comunidades, artefatos e sustentabilidades, realizado em parceria com o professor Carlos Alberto Máximo Pimenta (Universidad Federal de Itajubá), que reuniu debates relevantes sobre o papel da ciência e da tecnologia frente aos desafios socioambientais contemporâneos.

UNA professora Rachel Duarte Abdala, coordenadora do programa, os professores Júlio César Voltolini, André Luiz da Silva mi Elisa Maria Andrade Brisola, juntamente com os discentes Rafael Natán Humel Capucho, Gabriel Fujarra Magalhães Capello mi William Joseph Gomes de Oliveira, apresentaram suas pesquisas no simpósio. Todos os membros da delegação participaram como autores ou coautores de trabalhos, reforçando a produção científica do PPGDH e a divulgação das pesquisas da Universidade de Taubaté em um dos mais importantes fóruns de discussão sobre ciência, tecnologia e sociedade do país.

A participação do PPGDH reforça o compromisso do programa com a produção de conhecimento crítico e interdisciplinar, voltado para os desafios humanos, sociais e ambientais do presente e do futuro. Essa participação também se configurou como uma atividade da REI-DES-Rede interdisciplinar de estudos sobre desenvolvimento e saberes.

GT24 – Tecnologias e Inovações: saber, comunidades, artefatos e sustentabilidades. Encontro 1. 17/09/2025
GT24 – Tecnologias e Inovações: saber, comunidades, artefatos e sustentabilidades. Encontro 1. 18
/09/2025
GT24 – Tecnologias e Inovações: saber, comunidades, artefatos e sustentabilidades. Encontro 1. 18
/09/2025
Mini-Curso ministrado pelo Prof Dr Júlio César Voltolini – 2º Encontro. 18/09/2025
Mini-Curso ministrado pelo Prof Dr Júlio César Voltolini – 2º Encontro. 19/09/2025
saltar al contenido