En el día 23 noviembre, o curso de Mestrado em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté (UNITAU) marcou presença no 1º Simpósio sobre Educação Antirracista, realizado pelo Instituto Baobá, em Guaratinguetá-SP. O mestrando Guilherme Augusto Ribeiro teve a oportunidade de compartilhar sua pesquisa, intitulada “Acesso da População Preta e Parda do Brasil aos Cursos de Mestrado: Estudo de Casos sobre a UNITAU/Taubaté, Acesso e Permanência”, pesquisa orientada pela Profa. tirón. Mirian Cristina de Moura Garrido, professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano-PPGDH da UNITAU. O evento contou também com a presença do coordenador adjunto do PPGDH, Profe. Dr. André Luiz da Silva.
A pesquisa oferece uma reflexão profunda sobre as barreiras sociais, cultural, psicológicas e estruturais que dificultam o acesso e a permanência de pessoas pretas e pardas nos cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil.
A participação no simpósio foi um momento significativo para reafirmar o compromisso do PPGDH da UNITAU com a construção de uma educação mais justa e inclusiva. A apresentação da referida pesquisa destaca a importância das ações afirmativas abrindo caminhos para um diálogo necessário sobre representatividade. O evento contribuiu para fortalecer estratégias que reconheçam e valorizem a presença de pessoas pretas e pardas nos espaços acadêmicos, alinhando-se aos valores da universidade em promover a diversidade e a justiça social.

foto: André Luiz da Silva

foto: André Luiz da Silva

André Luiz da Silva, Zenaide Ribeiro, Guilherme Ribeiro.